Swot – Como tirar benefício de forma abrangente.

Swot – Como tirar benefício de forma abrangente.

A famosa análise SWOT, também conhecida como matriz swot, foi desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford e, rapidamente, se transformou num exercício/método utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias.

 

I) Forças (Strenghts)
II) Fraquezas (Weaknesses)
III) Oportunidades (Opportunities)
IV) Ameaças (Threats)

 

O nome, SWOT, é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por essa razão, o conceito também é conhecimento como análise / matriz FOFA, em português.
Quando usar: Essas áreas são separadas entre análise interna (forças e fraquezas) e análise externa (oportunidades e ameaças). Além disso, também existe a visão dos elementos que ajudam (forças e oportunidades) e aqueles que atrapalham (ameaças e fraquezas). Assim, a Análise SWOT ou FOFA se torna um exercício completo de análise de ambiente que deve ser aplicado em qualquer processo de planejamento estratégico.

O exercício de criar a sua análise SWOT consiste em levantar o maior número possível de itens para cada área. Portanto, vamos analisar ponto a ponto mostrando uma matriz swot exemplo abaixo.

I) Forças:
As forças são elementos internos que trazem benefícios para o seu negócio. Uma outra maneira de pensar sobre isso é imaginar os elementos que estão sob o seu controle, ou seja, você consegue decidir se mantém ou não a situação. Alguns exemplos podem ser:
1) A união da sua equipe
2) Ativos de informática
3) Localização privilegiada
4) Relacionamentos estratégicos
5) Modelo de cobrança
6) Competências específicas da equipe
7) Portfólio de clientes de qualidade

São praticamente infinitas as forças que podem ser listadas em um negócio, mas é importante focar no que realmente faz diferença e, também, elementos que podem ser trabalhados em cima.

Faz-se uma análise SWOT não apenas para refletir, mas para criar planos de ação que maximizem fatores positivos e diminua impacto de fatores negativos. Vamos aprofundar o exemplo acima.
1) A união da sua equipe -> Montar um sistema de remuneração integrado
2) Quantidade de ativos -> Capitalização adequada
3) Automação de processos -> Diminuir esforço da equipe e focar em maiores resultados
4) Relacionamentos estratégicos -> Segmentar projetos para esse público que temos acesso
5) Modelo de cobrança -> Preços mais competitivos ou economias no estoque.
6) Competências específicas da equipe -> estruturar serviços pautados
7) Portfólio de clientes de qualidade -> coletar depoimentos para utilizar na publicidade

II) Fraquezas:
As fraquezas são elementos internos que atrapalham o negócio. De modo complementar às forças, são aquelas características dentro do seu controle, mas que não ajudam na realização da missão. Alguns exemplos são:
1) Sistema incompatível ou que demanda muito tempo
2) Infraestrutura inadequada
3) Equipe pouco qualificada
4) Tecnologia ultrapassada
5) Ativos sem monitoramento
Novamente, o interessante é buscar ações para mitigar essas fraquezas. Logicamente, é importante sair do lugar comum como “falta de dinheiro -> conseguir mais dinheiro”. Isso sido dito, vamos aos exemplos:
1) Sistema incompatível ou que demanda muito tempo -> Trocar de sistema, ou desenvolver uma solução dentro do atual modelo para se obter retorno
2) Infraestrutura inadequada -> Mudar a infra estrutura e evitar desperdício com compras inadequadas
3) Equipe pouco qualificada -> Requalificar a equipe para poder obter maior produtividade
4) Tecnologia ultrapassada -> Vender a estrutura para outras empresas, remodelar o negócio para a atualidade
5) Ativos sem monitoramento -> Saber quando um ativo precisa de intervenção e troca com proatividade

III) Oportunidades:
As oportunidades são as situações externas à empresa que podem acontecer e afetar positivamente no negócio. Estes fenômenos normalmente estão fora do controle da empresa, mas existe uma chance deles acontecerem. Alguns exemplos são:
1) Vai sair uma nova lei
2) Pode surgir uma nova certificação
3) Minha concorrente precisa de ajuda
4) Ter acesso à uma nova tecnologia
5) Algum produto complementar vai ser lançado
As oportunidades são muito perecidas com sonhos do tipo “se isso acontecer, vai ser muito bom.”. E, embora elas estejam fora do controle da empresa, deve-se haver uma preparação mínima para o caso dela ocorrer. Vamos avançar com os exemplos:
1) Vai sair uma nova lei -> Desenvolver um produto específico para atendê-la
2) Pode surgir uma nova certificação -> Planejar para os funcionários terem acesso à ele, ou se antecipar a concorrência
3) Minha concorrente precisa de ajuda -> Podemos fazer uma fusão ou aquisição
4) Ter acesso à uma nova tecnologia -> Implantar e estudar um novo sistema para usá-lo a favor do negócio.
5) Algum produto complementar vai ser lançado -> Buscar parceria de marketing

IV) Ameaças:
Por fim, as ameaças são situações externas à empresa que podem atrapalhar o negócio. Assim como as oportunidades, estão fora do controle da empresa, mas sabe-se que existe uma chance de acontecerem. Alguns exemplos, são:
1) Falha no relacionamento com o cliente
2) Pirataria no ambiente.
3) Mudança na legislação do seu setor
4) Pragas virtuais
5) Catástrofes naturais/guerras/falhas graves

As ameaças podem ser traduzidas pelos medos que existem por parte da gestão da empresa. Igualmente às oportunidades, deve-se pensar, mesmo que por alto, maneiras de mitigá-las. Vamos lá:
1) Falha no relacionamento com o cliente -> Ter um sistema que controle e aprofunde a relação comercial.
2) Pirataria no ambiente -> Definir estratégias de licenciamento
3) Mudança na legislação do seu setor -> Saber quando mudar os processos internos para atender
4) Pragas virtuais –> Ter uma proteção maximizada, proativa e otimizada.
5) Catástrofes naturais/guerras/falhas graves -> Ter um plano de continuidade de negócios.

Acima são apenas exemplos, mas é possível que sua empresa esteja passando por essa dificuldade por que não teve uma orientação correta.

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